Notícias: Participação brasileira no congresso sobre NF em Washington

Dr. Nilton Alves de Rezende e Dra. Juliana Ferreira de Souza participaram ativamente do congresso anual promovido nos Estados Unidos pelo Children’s Tumor Foundation, em 2017, neste ano realizado em Washington. Comentarei em breve as novidades científicas deste congresso.

Veja abaixo um relato da Dra. Juliana Ferreira de Souza.

“Durante a última Conferência sobre Neurofibromatoses, organizada pela Children’s Tumor Foundation, entre os dias 10 e 13 de junho de 2017, em Washington, DC, Estados Unidos, tivemos (eu e o Dr. Nilton Rezende, representando o Centro de Referência em Neurofibromatose de Minas Gerais – CRNF) a oportunidade de compartilhar experiências referentes ao cuidado de pacientes e a nos atualizar quanto ao progresso nas áreas de pesquisa clínica e básica.

Este foi o décimo ano consecutivo de participação do CRNF no referido evento científico, desta vez com a apresentação do pôster de autoria do Dr. Bruno Cota ( Amusia is a common feature in neurofibromatosis type 1: impairment in musical perception and its eletrophysiological correlates – Amusia é uma característica comum na neurofibromatose tipo 1: comprometimento na percepção musical e seus correlatos eletrofisiológicos) e a apresentação oral do trabalho do doutorando Marcio Souza (Resting metabolic rate and adiposity assessment in individuals with neurofibromatosis type 1: comparing gold standard to conventional methods – Taxa metabólica de repouso e avaliação da adiposidade em indivíduos com neurofibromatose tipo 1: comparação do padrão-ouro aos métodos convencionais). Ambos os trabalhos geraram grande interesse por parte de médicos e pesquisadores de diversos centros de atendimento e pesquisa em Neurofibromatose (NF) ao redor do mundo.

A apresentação oral, na sessão dedicada às manifestações não tumorais das NF, foi ocasião em que recebi o gratificante reconhecimento público, por parte da comunidade científica dedicada ao estudo das NF, pela robusta e persistente contribuição do nosso CRNF para a melhor compreensão de diversas manifestações clínicas relacionadas às NF (desde 2007). Em especial pelo nosso pioneirismo na descrição e estudo das manifestações musculares e de aptidão física na Neurofibromatose tipo 1 (NF1), o que resultou em convite para participarmos, junto à três outros centros de pesquisa na Austrália e nos Estados Unidos, de um estudo multicêntrico, voltado para as manifestações musculares da NF1, a ser iniciado em breve.

Tal reconhecimento nos incentiva a prosseguir no esforço de produzir conhecimento científico na área das NF e a prestar o melhor atendimento clínico aos indivíduos acometidos por estas doenças. ”
Outro relato do congresso foi feito pelo pioneiro das Neurofibromatoses, Vincent M Riccardi, que também estava lá e a quem pedi uma avaliação do evento.

“A reunião foi melhor em parte porque as palestras de abertura foram principalmente dirigidas à NF1 e as reuniões com os convidados fora da sala de apresentação facilitaram discussões o dia todo. As apresentações da reunião deixaram esmagadoramente claro que a BIOINFORMÁTICA é uma aquisição muito necessária. ”
Link para fotos do congresso:
https://www.flickr.com/photos/childrenstumorfoundation/albums/72157682375426363

O Congresso do ano que vem será em Paris e esperamos estar lá novamente.
http://www.ctf.org/images/uploads/documents/NFC_2018_STD.pdf

Nas fotos abaixo, Dra Juliana ao final da mesa redonda e Dr Nilton diante do poster sobre amusia na NF1.