Tema 324 – Maconha para pessoas com NF?

“Eu queria consultá-lo sobre duas drogas para tratar NF2 e duas técnicas não-invasivas ou mini invasivas para “ablação” de tumores e seu potencial para tumores benignos, como encontrados nas NF. 

Gostaríamos também de saber sobre o uso de óleo de cannabis (maconha) em NF. Uma vez que na Argentina o uso de cannabis medicinal foi recentemente aprovado e os adeptos dizem que podem curar e / ou tratar quaisquer doenças relacionadas ao câncer.

Uma droga é: Celecoxib (Celebrex) VER AQUI

A outra: BXCL101, ver VER AQUI

E as técnicas seriam: Neuroblate
VER AQUI

E a segunda: H.I.F.U. VER AQUI

Portanto, é um tópico amplamente consultado. Especificamente, a questão: o óleo de cannabis pode produzir alguma melhora em termos de tumores especificamente ou apenas em relação a tremores e outras neuropatias? ” L, em nome do grupo.

Caro L, obrigado pela divulgação do nosso blog na Argentina. Espero que seja útil a muitas pessoas. Você trouxe várias informações, então tentarei responder cada uma delas.

1) Sobre o estudo com o medicamento Celocoxibe:

É um estudo promissor, foi o primeiro a testar esta droga nos tumores da NF2, e ele nos traz esperanças para o futuro, mas é preciso lembrar que é uma pesquisa que ainda está apenas na fase com animais de laboratório.

2) Sobre o estudo com o Bortezomib (ou BXCL101 )

É um suposto medicamento em estudo por uma indústria farmacêutica, mas que não possui ainda qualquer evidência de que possa ser útil na NF2 (não há nenhum estudo científico com esta possibilidade publicado em fontes de informação como o PubMed).

3) Quanto às técnicas cirúrgicas “neuroblate” e HIFU

Como sou clínico, encaminhei sua pergunta ao Dr. Eric Grossi Morato, que vem atuando como neurocirurgião em nosso Hospital das Clínicas em casos de NF1 e NF2, e ele disse-me que nenhuma das duas técnicas são úteis em pessoas com NF1 ou NF2.

4) Sobre a maconha

Há poucos estudos científicos mostrando que extratos da maconha podem melhorar determinados problemas neurológicos (ver aqui VER AQUI e aqui VER AQUI )

Encontrei somente dois estudos científicos sobre um possível efeito do uso da maconha em apenas 2 pessoas com neurofibromatose do tipo 1 (ver um deles aqui VER AQUI e o outro AQUI ) .

Portanto, sabemos muito pouco ainda sobre a possibilidade de os derivados da maconha poderem ser utilizados em pessoas com NF por causa das incompreensíveis restrições legais para o seu estudo mais amplo.

Espero que um dia, o bom senso venha a prevalecer no mundo (como aconteceu recentemente no Uruguai) e a maioria dos países acabe com a chamada “guerra às drogas”, um absurdo que somente causa o tráfico, a violência e especialmente o encarceramento de jovens (negros) e pobres.

Então, poderemos estudar a cannabis em profundidade para sabermos se, de fato, ela é ou não útil para as pessoas com NF.