“Meu filho está sempre se queixando de tonturas. Isto pode estar relacionado com a NF? ” AR, de local não identificado.

Caro A, obrigado pela sua pergunta.

Tonturas, sensação de desmaio e vertigens podem acontecer em pessoas com NF1 e com NF2. As causas podem ser semelhantes, mas geralmente são diferentes em cada uma destas doenças e vão desde problemas benignos até situações que requerem cuidados médicos imediatos.

Nas pessoas com NF1 as “tonturas” se apresentam como sensação de desmaio, vontade de se deitar, escurecimento da vista, desânimo ou cansaço e podem acontecer por diversos fatores que geralmente não apresentam gravidade:

  • Hipotensão (queda de pressão arterial) que pode surgir por uma ou mais das causas abaixo:
    1. Menor tônus muscular – as pessoas com NF1 em geral apresentam menor força e tônus musculares e são menos ativas fisicamente. Os músculos ativos é que mandam o sangue de volta para o coração, assim, menos atividade muscular pode gerar menos volume de sangue bombeado pelo coração, o que pode diminuir a pressão arterial. Menor pressão arterial no cérebro resulta em tontura e sensação que vai desmaiar.
    2. Menor tolerância ao calor – as pessoas com NF1 apresentam menor capacidade de suportar ambientes quentes, suam menos e assim dissipam menos o calor do corpo. O calor acumulado no corpo dilata os vasos da pele (vermelhidão) e reduzem o retorno de sangue para o coração e mais uma vez a pressão arterial pode diminuir, resultando em tontura.
    3. Neuropatia autonômica periférica, ou seja, uma disfunção do controle nervoso de algumas funções involuntárias, como a frequência cardíaca, o suor, a pressão arterial, a dilatação dos vasos na pele, o movimento intestinal e outras funções fisiológicas. Às vezes, as pessoas com NF1 apresentam batimentos acelerados do coração com emoções e estresse, o que pode contribuir para a sensação de tontura.
  • Mais raramente a tontura nas pessoas com NF1 será resultante de problemas mais graves, como disfunção neurológica central, ou seja, alterações na função elétrica do cérebro ou compressões de áreas do cérebro por tumores, especialmente gliomas no tronco cerebral.

Nas pessoas com NF2, as “tonturas” geralmente se apresentam como vertigem, ou seja, sensação de que o mundo está rodando, desequilíbrio corporal, e podem ser decorrentes de alguns fatores que geralmente podem ser sinais de agravamento da doença:

  • Crescimento de tumores no nervo vestibular, ou seja, o nervo que leva sinais da orelha interna para o cérebro e que permitem o nosso equilíbrio corporal podem estar sendo comprimidos por schwannomas, o que pode resultar em perda do equilíbrio, especialmente com os olhos fechados.
  • Compressão do tronco cerebral por tumores, ou seja, alterações nas estruturas nervosas do tronco cerebral onde várias funções fisiológicas são controladas, como a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Se as tonturas numa pessoa com NF são crônicas, ou seja, estão presentes há mais de dois meses, geralmente suas causas são menos preocupantes e devemos procurar corrigir as condições que podem estar causando estes sintomas.

Por outro lado, diante de uma pessoa com NF que aparece com tonturas recentes devemos reavaliar clinicamente, assim que possível, por meio de um exame médico as suas possíveis causas.