Espaço do Dr. Nikolas Machado

Problemas cognitivos são muito frequentes em Neurofibromatose.

Os transtornos de déficits de atenção acometem metade das crianças com NF1.

Um teste neuropsicológico completo é essencial. Um teste desse, pode durar até 8 horas (dividido em duas sessões de 4 horas). Os pais e escolas também serão entrevistados. No final, pode se entender como funciona o cérebro da criança. Entender como o cérebro processa a informação dada de diferentes maneiras. E útil também para o diagnóstico de TDAH, autismo e ansiedade.

O autismo também é frequente nessas crianças, mas se manifesta de diferentes maneiras. Pode ser uma criança que prefere se isolar por ansiedade a pequenos estímulos externos. Pode ser mais florida e se manifestar com a mudez. É muito importante que sejam amadas e que tenham o suporte necessário.

Terapia ocupacional e de fala são essenciais. Uma terapia comportamental e pequenas doses de medicamentos, como a Risperidona, podem ser necessários naquelas crianças mais agressivas. Muitas vezes, se usa pequenas doses de Fluoxetina para as crianças mais ansiosas.

Quanto ao TDAH, é importante que a criança tenha mais tempo para finalizar os testes na escola.

Os pais precisam de ter paciência com a desorganização delas e sempre redirecioná-las quando perdem o foco.

Matemática costuma ser um problema.

Medicamentos estimulantes são quase sempre necessários. Pode ser usado um estimulante de liberação lenta pela manhã, seguido de pequena dose de estimulante de liberação rápida por volta das 3 horas da tarde nos dias em que precisa de concentrar-se para o dever de casa.