Projeto 1 

Aspectos nutricionais na neurofibromatose do tipo 1

Projeto aberto para voluntários com NF1 que desejarem participar: de ambos os sexos, acima de 18 anos.

Atividades a serem realizadas com recursos financeiros da pesquisa: avaliação nutricional, avaliação do consumo alimentar, avaliação da atividade física habitual, medidas da taxa de metabolismo basal e da força muscular, densitometria óssea e uma dosagem de sangue para análises bioquímicas.

Objetivos do estudo:

• Avaliar a taxa metabólica de repouso e o gasto energético total em pacientes com NF1 comparados com controles saudáveis pareados por sexo, idade, IMC e nível de atividade física.
• Verificar associações entre a taxa metabólica de repouso e o gasto energético com a composição corporal, consumo alimentar e força muscular
• Comparar os resultados de calorimetria indireta com equações preditivas para a taxa metabólica basal
• Comparar os resultados do gasto energético com equações preditivas para o gasto energético diário
• Comparar os resultados de percentual de gordura avaliado através da densitometria de corpo total com equações preditivas usando dobras cutâneas e bioimpedância elétrica.

Este estudo está sendo realizado como parte do doutorado do nutricionista Marcio Leandro Ribeiro de Souza no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na foto acima, o Dr. Marcio apresenta seus resultados iniciais ao Dr. Vincent M Riccardi na companhia do Dr. Nilton Alves de Rezende, no Congresso de Neurofibromatose nos Estados Unidos em 2016.

Quem desejar participar, entrar em contato com o Dr. Márcio: 31 99907 7008

Projeto 2

Dificuldades de aprendizado e habilidades musicais em pessoas com NF1

Projeto aberto para voluntários com NF1 que desejarem participar: de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 20 anos, moradores da região da Grande Belo Horizonte, com o consentimento por escrito dos pais.

Atividades a serem realizadas com recursos financeiros da pesquisa: testes cognitivos, testes de habilidades musicais, uma ressonância magnética do encéfalo (sem contraste), uma dosagem de sangue para análise do DNA, teste de força muscular, teste de audição, e um período de treinamento com instrumentos musicais e dança.

Este estudo está sendo realizado como parte do doutorado do médico e músico Bruno Cézar Cota Lage no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Quem desejar participar, entrar em contato com o Dr. Bruno: Whatsup: 31 7560 4744

Projeto 3

Sinais no exame oftalmológico, análise do DNA e gravidade das manifestações clínicas nas pessoas com NF2

Projeto aberto para voluntários com NF2 que desejarem participar: de ambos os sexos, em qualquer faixa etária, moradores em qualquer parte do Brasil que possam comparecer uma vez em Belo Horizonte.

Atividades a serem realizadas com recursos financeiros da pesquisa: exame oftalmológico, tomografia de coerência óptica, uma coleta de sangue para análise do DNA.

Este estudo está sendo realizado como parte do doutorado da médica oftalmologista Vanessa Waisberg no Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Quem desejar participar, entrar em contato com o Dra. Vanessa: Whatsup: 31 9938 0580