“Meu filho tem escoliose causada pela NF1 e gostaria de saber se a fisioterapia com RPG (Reeducação Postural Global) está indicada para ele. ” JPS, de Teresina.

Caro J, obrigado pela sua pergunta.

Observo que você não especificou o tipo e a gravidade da escoliose de seu filho, por isso peço-lhe para entrar em nossa página da AMANF e ler as recomendações de condutas que sugerimos para os diversos problemas ósseos que são comuns nas pessoas com Neurofibromatose do Tipo 1 (NF1). Clique AQUI

Como sempre faço, procurei nos sites científicos (PubMed), assim como em livros especializados em neurofibromatoses, qualquer informação sobre tratamentos fisioterápicos para pessoas com NF1 e especialmente sobre a técnica RPG.

Não encontrei estudos científicos que tenham testado a técnica da fisioterapia RPG nas pessoas com NF1 (ver AQUI ). Portanto, não posso responder, de forma segura se a técnica RPG seria melhor do que outras técnicas de fisioterapia para a escoliose do seu filho.

Aliás, os efeitos da fisioterapia em geral, com ou sem RPG, ainda não foram devidamente estudados nas pessoas com NF1 (ver AQUI único estudo que encontrei no PubMed).

Portanto, renovo meu convite à Fisioterapia para que venha realizar pesquisas conosco. Nosso Centro de Referência está aberto a estudantes de pós-graduação que queiram realizar seus mestrados e doutorados nessa área. Perguntas, já temos várias.

Também consultei o site da Sociedade Brasileira de RPG (ver AQUI ), mas não encontrei informações sobre a RPG nas neurofibromatoses.

Em seguida, consultei minha filha Maria Helena Rodrigues Vieira, que realizou um curso recentemente sobre esta técnica e que trabalha na Clínica Equilíbrio como fisioterapeuta. Maria Helena disse que:

“A RPG é uma especialidade da Fisioterapia, que visa melhorar a postura do paciente. Durante as sessões, a pessoa é colocada em determinadas posturas para ativar musculaturas que não estão acostumadas a trabalhar. Dessa forma, procura-se melhorar a postura no dia a dia.

A escoliose ocorre por diversas causas e formas.  A NF1 é uma doença genética que, além de outros sintomas, causa deformidades ósseas, incluindo a escoliose.

A RPG traz, em casos de gravidade leve e moderada, melhora da dor e da qualidade de vida. Nos casos mais graves são necessários o tratamento cirúrgico e o uso do colete.”

Também a professora de RPG, Henriqueta Teixeira, teve a gentileza de nos enviar um texto com sua descrição do que é a RPG aplicada a problemas da coluna. Ela disse que:

“A RPG é uma técnica da Fisioterapia, que trata diferenciadamente os músculos do corpo, visando melhorar a postura e a qualidade do movimento corporal. São 2 tipos de músculos: o antigravitário, ou estático, responsável por nossa sustentação e equilíbrio, funcionando automaticamente. E o gravitário ou dinâmico responsável pelos nossos movimentos, funcionando voluntariamente.

Os músculos estáticos (que mantém uma escoliose), (na RPG) são alongados e fortalecidos em posições de tratamentos específicos chamadas de posturas de tratamento, nas quais eles são trabalhados automaticamente. Os músculos dinâmicos devem ser trabalhados em ginásticas, pois eles obedecem ao comando voluntário.

A técnica RPG evoluiu e foi complementada por mim através do método SSRP – SENSAÇÕES SOMÁTICAS E REEDUCAÇÃO POSTURAL, no qual associo o tratamento de alongamento global em posturas estáticas à percepção e consciência corporal. A escoliose tem causas variadas e 80% são classificadas como idiopáticas (sem causa conhecida). “

Agradeço as informações das duas fisioterapeutas e espero que tenham sido úteis para as pessoas que leem este blog.