O exemplo do Dr. Ivo Pitanguy

Faleceu recentemente o Dr. Ivo Pitanguy, médico brasileiro que durante mais de 60 anos trabalhou com a cirurgia plástica. 


Ele foi líder de diversos serviços pioneiros e de referência internacional, como o Serviço de Queimaduras e de Cirurgia Reparadora do Hospital Souza Aguiar e o Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora da Santa Casa.

Para atender a população carente, Ivo Pitanguy criou a 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, dedicada ao atendimento da população mais pobre, onde sua equipe ajudou pessoas com neurofibromatoses, especialmente aqueles casos mais graves de deformidades causadas pela doença.

Em 2012, o Dr. Ivo Pitanguy esteve em nosso Simpósio de Neurofibromatoses em Belo Horizonte, onde realizou uma excelente palestra e recebeu o Troféu Mônica Bueno por sua contribuição para as pessoas com Neurofibromatoses.

Espero que seu belo exemplo de solidariedade venha a motivar outros cirurgiões plásticos brasileiros, pois temos tido grande dificuldade para receber a atenção desta especialidade médica nos serviços públicos de saúde.