“Recentemente comecei a praticar esportes e, devido a quedas, onde tenho um grande neurofibroma (quadril) o local fica duro e incha, semelhante a um pós-operatório. Passadas umas semanas volta ao normal. Mas o local lesiona com muita facilidade, uso algumas proteções, mas ainda assim… Gostaria de saber a sua opinião, e se o facto de fazer esporte poderá me ser prejudicial a longo prazo, e agravar a minha situação”. RM, de Portugal.

Caro RM, obrigado pelo seu contato e sua pergunta importante.

Compreendi que sua principal complicação é o neurofibroma plexiforme no quadril. De fato, estes neurofibromas volumosos são trabalhosos para serem tratados.

Quanto aos traumas relacionados com o esporte, ainda é um assunto que está sendo estudado. Em estudos com animais (camundongos) há indícios de que o trauma local favoreceria o aparecimento de neurofibromas (VER AQUI).

No entanto, ainda não sabemos se isto seria válido para seres humanos e para o trauma que ocorre sobre o neurofibroma já formado, que é o seu caso. Portanto, não posso responder com segurança se o trauma aumentaria o seu neurofibroma plexiforme ou induziria a sua transformação maligna.

De qualquer forma, possivelmente suas quedas estão provocando hematomas locais (os neurofibromas plexiformes difusos costumam ser bastante vascularizados), o que pode resultar em outras complicações como abscessos.

Minha sugestão de bom senso seria procurar um esporte com menor risco de traumas.

E prometo que continuaremos a estudar este assunto.