Três esclarecimentos importantes
- Atendimento no Centro de Referência e corte de verbas para educação e saúde
Temos recebido mensagens de pessoas preocupadas com uma possível interrupção do atendimento médico no Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Precisamos esclarecer que isto somente acontecerá SE OS CORTES DE VERBAS FEDERAIS PROVOCAREM O FECHAMENTO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS. Sem o hospital funcionando, não temos como atender.
O que esperamos que não aconteça.
Para isso, precisamos de toda a comunidade pressionando seus deputados, senadores, prefeitos e o governo federal para que liberem os recursos para a educação e saúde (o Hospital das Clínicas é um hospital universitário).
- Vaquinhas para consultas em nosso Centro de Referência
Algumas pessoas têm pedido nosso apoio para coletas voluntárias de recursos financeiros (vaquinhas) que seriam feitas para que elas possam vir até nós para consultarem.
Não somos contra que alguém recolha donativos para custear suas despesas com tratamentos médicos.
No entanto, nossa posição oficial na AMANF é que SOMOS A FAVOR do fortalecimento das instituições públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para fortalecer, precisamos usar!
Nesse sentido, acreditamos que devemos pressionar as autoridades a concederem o TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD) (ver aqui como fazer: CLIQUE AQUI ).
Também acreditamos que é dever do Estado Brasileiro garantir a saúde de toda a população.
- “Filiais” da AMANF
A AMANF deseja que cada cidade desenvolva seu próprio grupo de apoio a pessoas com neurofibromatoses e está disposta a ajudar a todos nesta construção, com nossa experiência e informações.
No entanto, não temos e não pretendemos ter filiais ou representantes da AMANF em qualquer cidade ou estado.
Todas as opiniões oficiais da AMANF estão publicadas neste nosso site.