Um estudo importante para a nossa comunidade NF

Um estudo científico bem conduzido na Austrália pelo grupo da Dra. Kathryn N. North avaliou o comportamento de crianças e adolescentes com neurofibromatose do tipo 1 (NF1), transtorno no espectro do autismo (TEA) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). (Ver aqui artigo completo em inglês) .
As equipes do CRNF e da AMANF estão preparando um texto explicativo sobre os resultados do estudo e sua aplicação prática em nossa vida. Em breve ele estará disponível em nossa página, mas quero adiantar que o estudo observou que as crianças e adolescentes com NF1, TEA e TDAH apresentam em comum comportamentos causados pelo transtorno do processamento sensorial (TPS).
O Transtorno de Processamento Sensorial são as dificuldades de uma criança para processar os diferentes estímulos que vêm do ambiente e da sociedade de forma a se comportar adequadamente naquela situação.
O que é o processamento sensorial?
O processamento sensorial é a capacidade do sistema nervoso de detectar, integrar, modular e interpretar todas as informações captadas pelos diversos sensores que foram ativados pelos estímulos que nos chegam do ambiente e do nosso próprio corpo. As informações sensoriais processadas no sistema nervoso central, que permitem nossa adaptação ao ambiente, são:
- Visuais (luz, cores, sinais, símbolos, imagens, profundidade etc.)
- Auditivas (sons, fala, música, ruídos etc.)
- Espaciais (equilíbrio, orientação espacial, posição corporal, controle motor, expressão corporal etc.)
- Táteis (textura, formato, consistência, peso e volume de objetos etc.)
- Paladar (sabores, textura, consistência de alimentos e líquidos etc.)
- Olfato (odores, aroma de alimentos, perfumes etc.)
- Térmicas (percepção da temperatura, do calor e do frio, tolerância e aclimatação)
- Dolorosas (sensibilidade, tolerância, repercussões emocionais etc.)
- Internas fisiológicas (respiração, batimentos cardíacos, fadiga, sono, movimentos intestinais, volume da bexiga etc.)
- Internas psicológicas (humor, comportamento, identidade, sentimentos, desejo sexual etc.)
A integração de todas estas informações sensoriais é que nos permite reagir adequadamente às variações internas e do ambiente. Elas são utilizadas pelo sistema nervoso para que possamos perceber de forma contínua o nosso próprio corpo num determinado ambiente físico, assim como os indicadores e regras sociais para que nosso comportamento seja adequado a cada momento em cada grupo de pessoas ou sociedade.
Em breve daremos mais informações sobre este transtorno e como podemos melhorar as pessoas com NF1 e TPS.
Dr Lor



