Extrato da maconha no tratamento da dor, convulsões e autismo nas pessoas com NF?

, , , , ,
As neurofibromatoses (NF1, NF2 e Schwannomatose) podem causar dor forte em cerca de 15% das pessoas com estas doenças. Nelas, pode ocorrer um tipo de dor, chamada de dor neuropática, que é muito difícil de ser tratada, mesmo com muitos…

Neurofibromas podem diminuir sem tratamento: veja relato do congresso

, , , ,
Notícias do último congresso sobre Neurofibromatoses realizado em São Francisco, na Califórnia Relato do Dr. Bruno Cezar Lage Cota  Agradecimentos  Agradecemos de modo especial ao pai de uma paciente do nosso CRNF, que pediu…

Ritalina na NF1?

, , ,
“Conversando com algumas mães com filhos com NF1 e TDAH e falando sobre a Ritalina, me perguntaram por eu não dou para o meu filho e respondi que não daria porque soube que a Ritalina pode causar dependência de drogas no futuro. Então…

Novo estudo sobre o medicamento bevacizumabe na NF2

, , ,
Acabou de ser publicada uma revisão científica de todos os estudos experimentais que já tentaram o medicamento bevacizumabe nas pessoas com NF2. (veja no final meu comentário)   O artigo tem o título “Eficácia e segurança…

Envelhecimento e neurofibromatose

, ,
“Meu irmão caçula tem NF1 e acho que ele parece mais velho fisicamente e nos comportamentos do que os outros irmãos. Isso tem a ver com a doença? ” APA, de Curitiba. Cara A., sua pergunta é interessante e a resposta pode ser…

Nutricionistas estudam o metabolismo nas pessoas com NF1

,
Um grupo de cientistas do Centro de Referência em Neurofibromatoses, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, descobriu que mulheres com neurofibromatose do tipo 1 (NF1) apresentam aumento do metabolismo corporal…

Neurofibromatose e autismo

, ,
“Meu filho foi diagnosticado com autismo e depois descobrimos que ele tem Neurofibromatose do tipo 1. É possível ter as duas doenças ou o autismo é uma complicação da NF1? ” AGR, de Florianópolis, SC. Cara A, obrigado pela…

Três novas mutações para o gene NF2 descobertas no nosso Centro de Referência em NF

, ,
Acaba de ser publicado (15/5/19) numa das melhores revistas científicas internacionais de oftalmologia o trabalho realizado pela Dra. Vanessa Waisberg e colaboradores no Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas…

Quando será descoberta a cura das neurofibromatoses?

, , ,
A leitora A.C.C., do Rio de Janeiro, pergunta: “Por que vocês não descobrem a cura destes caroços na pele? ” Cara A., sua pergunta é muito importante. Você deve estar se referindo aos neurofibromas cutâneos, que aparecem em…

Trabalho científico realizado sobre NF1 vira questão do ENADE

, ,
A pesquisa científica realizada pela psicóloga Alessandra Craig Cerello com diversos colaboradores do nosso Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais foi a base de uma…

Parte 8 (final) – Tratamentos existentes e em estudo para os neurofibromas cutâneos

,
Texto adaptado a partir da edição especial da Neurology por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. O tratamento padrão atual é a cirurgia para retirada dos NFc um de cada vez (Figura 5). Figura 5 – Tratamento…

Parte 7 - Objetivos dos tratamentos para neurofibromas cutâneos

,
Continuamos o texto adaptado para a página da AMANF a partir da edição especial da Neurology por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. Um quarto grupo de cientistas está reunindo informações que possam avançar…

Parte 5 - Medidas objetivas para o tratamento dos neurofibromas cutâneos

, , ,
Continuamos o texto adaptado para a página da AMANF a partir da edição especial da NEUROLOGY por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. Diversos grupos de cientistas internacionais envolvidos com as neurofibromatoses,…

Venha participar da pesquisa sobre efeitos da música sobre o aprendizado em adolescentes com NF1!

, ,
       Você vai gostar de participar e nos ajudar a conhecer melhor a neurofibromatose do tipo 1 para podermos tratar melhor os problemas de aprendizado e comportamentais. A pesquisa “Treinamento musical como recurso terapêutico…

A importância do exame oftalmológico nas neurofibromatoses

, ,
Dra. Vanessa Waisberg recebendo o Prêmio Varilux pelo seu trabalho científico. A médica e oftalmologista Vanessa Waisberg apresentou sua tese de doutorado, e foi aprovada por unanimidade, no dia 1 de fevereiro de 2019, no Programa…

Parte 4 - Como se dá o aparecimento dos neurofibromas cutâneos?

, ,
Texto adaptado para a página da AMANF a partir da edição especial da NEUROLOGY por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. Aparecimento dos NFc Os NFc geralmente se tornam visíveis após a puberdade, mas há grandes…

Parte 3 - Como surgem os neurofibromas cutâneos

, ,
  Texto adaptado para a página da AMANF a partir da edição especial da Neurology por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. Outro grupo de cientistas está trabalhando na organização dos conhecimentos já…

Parte 2 - Aparência dos neurofibromas cutâneos

, ,
Segunda parte do texto adaptado para a página da AMANF  da edição especial da Neurology por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. Um grupo de cientistas e associações de neurofibromatose (VER AQUI ) vem trabalhando…

Adeus ao CNPq

,
Depois de 34 anos trabalhando como cientista com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), meu pedido de continuidade da bolsa não foi concedido nesta semana. Apesar…

Parte 1 – O que são os neurofibromas cutâneos?

, , ,
Texto adaptado para a página da AMANF a partir da edição especial da Neurology por Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues e Sara de Castro Oliveira. O primeiro passo para encontrarmos o tratamento para os neurofibromas cutâneos (NFc) é…

UNIMED BH comenta nosso trabalho

,
É com grande satisfação que recebemos a nota publicada ontem pela UNIMED BH sobre o trabalho que estamos desenvolvendo no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e nesta página. Ver a notícia completa aqui. O…

Neurofibromas cutâneos: principal foco no congresso mundial

, ,
O recente Congresso Mundial sobre Neurofibromatoses realizado em novembro de 2018 em Paris teve um foco bastante concentrado na compreensão da formação dos neurofibromas cutâneos (NFc) e no seu tratamento. Recebemos, inclusive, uma edição…

Novidades do congresso 2 - Multidisciplinaridade em destaque

, ,
Hoje trazemos as impressões sobre o congresso enviadas pelo Professor Marcio Leandro Ribeiro de Souza, Nutricionista, Doutor e Mestre em Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG. A Joint Global Neurofibromatosis Conference,…

Será neste sábado a reunião da AMANF de outubro de 2018

,
Será realizada mais uma reunião ordinária da AMANF no próximo sábado, 27 de outubro, de 16 às 18 horas na Faculdade de Medicina, na sala 16. Estão todas e todos convidados. Como pauta inicial teremos: Festa Anual a ser realizada…

O crescimento nas pessoas com NF1

, , ,
Convidamos a endocrinologista Dra. Sara Castro Oliveira para nos explicar como acontece o crescimento nas crianças e adolescentes com neurofibromatose do tipo 1. Dra. Sara está iniciando o seu mestrado em nosso Centro de Referência em…

Pesquisa sobre música na NF1 continua!

, ,
Venham participar! Convite a jovens de Belo Horizonte e cidades próximas! Ainda temos vagas para voluntários com idade entre 12-16 anos que tenham interesse em participar do projeto de pesquisa do doutorado do dr. Bruno Cota. Dr.…

Um tratamento possível para os neurofibromas inoperáveis

, , ,
Os neurofibromas plexiformes são uma das complicações da Neurofibromatose do tipo 1 (NF1), eles já estão presentes desde o nascimento (mesmo que somente se tornem mais visíveis nos primeiros anos de vida) e ocorrem em cerca de 40%…

Mais um passo importante para o tratamento dos neurofibromas

, ,
Temos comentado neste blog que uma das dificuldades para o estudo de medicamentos para o tratamento dos neurofibromas cutâneos é a nossa falta de métodos científicos padronizados para a medida do número e do tamanho dos neurofibromas…

Análise genética e transformação maligna de neurofibromas plexiformes

, ,
Como prometi há algumas semanas, apresento o resumo dos dados da tese de doutorado da Cinthia Vila Nova Santana, defendida no dia 13 de abril de 2018 no Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da…

Publicada a primeira parte da pesquisa sobre música e NF1

, ,
Já está disponível na página eletrônica da revista científica Arquivos de Neuropsiquiatria o artigo publicado pelo Dr. Bruno Cota e colaboradores sobre as dificuldades musicais nas pessoas com NF1 (VER AQUI). O artigo apresenta…

Começou nossa pesquisa sobre a musicoterapia para adolescentes com NF1

, ,
Neste sábado passado, 19 de maio, iniciamos nossa pesquisa sobre os efeitos da musicoterapia sobre as dificuldades de aprendizado em adolescentes com NF1. É a pesquisa que servirá de base para a Tese de Doutorado do Dr. Bruno Cota,…

O que desejamos para o fim de nossas vidas?

, ,
Outro dia, a Dra. Luíza de Oliveira Rodrigues e eu vimos um vídeo que mostra duas maneiras de se viver os últimos dez anos de vida (o sentido geral do vídeo pode ser compreendido mesmo para quem não entende o inglês: ver AQUI) Dra.…

O sentimento do dever cumprido

, , ,
No dia 13 de abril de 2018 aconteceu a defesa da tese de doutorado da Cinthia Vila Nova Santana (foto à esquerda), no Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Grais. O…

Menos diabetes nas pessoas com NF1: mostra nosso novo estudo publicado

, ,
Foi publicado nesta semana o artigo científico da nutricionista Aline Stangherlin Martins e colaboradores com os resultados da pesquisa que ela realizou em seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do…

Tema 339 – Comunicado importante: não mais recomendamos a Lovastatina para dificuldades cognitivas nas pessoas com NF1

, , ,
Conforme anunciado na última reunião da AMANF (31/3/2018) a equipe médica do Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CRNF) decidiu não mais recomendar a Lovastatina…

Tema 315 – Novidades do congresso - Parte 4: novo medicamento em estudo para alterações de comportamento na NF1

,
As alterações comportamentais são uma das complicações da NF1 e ainda não temos um tratamento específico, seguro e eficaz para este problema. Por isso, alguns estudos laboratoriais tentam encontrar um medicamento capaz de melhorar a…

Tema 312 – Parte 1 - Novidades do congresso sobre NF de 2017

O congresso sobre NF recentemente realizado em Washington trouxe diversas informações importantes e novos passos em direção ao melhor tratamento das pessoas com neurofibromatoses. Apresentarei a partir de hoje uma análise de alguns aspectos…

CONTRIBUIÇÕES E DOAÇÕES

Se você deseja fazer uma contribuição ou doação, basta clicar no botão ao lado.